Tratamentos

ANSIEDADE

ANSIEDADE - Foto 1

A ansiedade é, ao mesmo tempo, absolutamente normal e incrivelmente complexa. Ela nos move em direção a vida e quando esta exagerada nos impede de realizar o que queremos e chega ao ponto de nos paralisarmos.

Em alguns momentos da nossa vida ou situações ela pode ficar exacerbada e precisar de ajuda pontual, a psicoterapia breve pode te ajudar nesse momento, no entanto ela pode dificultar a sua vida de várias formas e quando isso acontece podemos pensar em transtornos de ansiedade.

Os transtornos de ansiedade incluem várias condições diferentes que compartilham a característica principal de ansiedade excessiva e persistente.

Alguns dos transtornos de ansiedade mais comuns são:

Transtorno de Ansiedade Generalizada ? caracterizado por preocupação excessiva e crônica em relação a uma ampla gama de eventos ou atividades.

Transtorno de Pânico - caracterizado por ataques de pânico inesperados e recorrentes, acompanhados por sintomas físicos intensos, como batimentos cardíacos acelerados, falta de ar e sensação de morte iminente.

Transtorno de Ansiedade Social ? conhecido como fobia social, é caracterizado por medo intenso e evitação de situações sociais ou de desempenho devido ao medo de ser julgado ou criticado pelos outros.

Transtorno de Ansiedade de Separação - mais comum em crianças, esse transtorno envolve ansiedade excessiva em relação a separação dos cuidadores ou a eventos que envolvam a separação, como ir à escola.

Transtorno de Ansiedade de Desempenho ? caracterizado por ansiedade intensa relacionada ao desemprenho em situações especificas, como falar em público, realizar testes ou realizar atividades que envolvam avaliação por outras pessoas.

Transtorno de Ansiedade Agorafobia ? caracterizado pelo medo intenso de situações ou lugares onde é difícil escapar ou obter ajuda em caso de emergência, como multidões, espaços abertos ou transporte público.

Fobia Específica ? medo acentuado, irracional e desproporcional na presença ou so de imaginar o objeto ou situação ? exemplos: insetos, vermes, altura, escuridão, gatos, enchentes, abelhas, injeção, trovoes e raios, estar sozinho, ver sangue, solidão etc.

Quando estamos diante de um transtorno além da psicoterapia, podemos associar técnicas como neuromodulação tDCS, Neurofeedback, biofeedback, meditação entre outros.

Alguns casos necessitam de acompanhamento psiquiátrico e tomar medicação, esse tratamento associado a psicoterapia o resultado tende a ser muito mais rápido e eficiente, além de desenvolver habilidades para lidar em situações de crise.

Agende sua consulta hoje mesmo e de o primeiro passo em direção a uma vida mais tranquila e saudável.

entre em contato