TRANSTORNO BIPOLAR
O transtorno bipolar é conhecido por seu sintoma primordial, o oscilação do humor entre mania e depressão.
Os episódios de mania são caracterizados por euforia ou irritabilidade, aumento significativo das atividades, redução da necessidade de dormir, impulsividade e envolvimento excessivo em vários projetos, frequentemente com pouco bom senso e caracterizado por um otimismo extremo. Autoestima inflada, chegando a proporções delirantes, podem designar-se da realeza, profetas ou mesmo divindades.
A mania afeta a cognição, tem dificuldade para se concentrar num tema pode trocar de assunto rapidamente, dificultando a compreensão. A fala costuma ser rápida e difícil de ser interrompida. Sintomas psicóticos podem ocorrer durante episódios de mania em função do humor elevado do indivíduo
Pacientes que tiveram pelo menos um episódio de mania são diagnosticados com transtorno bipolar, mesmo que ainda não tenham experimentada um episódio depressivo.
O transtorno bipolar em geral começa no início da vida adulta, raramente durante a infância.
A privação do sono pode desencadear um episodio de mania, sugerindo uma relação entre os sistemas neurais que regulam os ritmos circadianos e o humor.
A frequência dos períodos de mania, depressão e humor normal, varia amplamente, nos períodos ente os episódios de mania ou depressão, algumas pessoas com transtorno bipolar são relativamente livres de sintomas, mas uma grande parcela apresenta sintomas residuais e poucos apresentam sintomas crônicos e graves apesar do tratamento.
As principais formas de tratamento:
- Psicoterapia ? tratamentos não farmacológicos também são efetivos o tratamento da depressão maior, como terapia cognitiva comportamental TCC ? ela tem o foco na identificação e na correção da interpretações negativas e distorcidas de eventos e pensamentos negativos automáticos, as quais podem iniciar ou perpetuar o humor depressivo.
- Medicamento Lítio ? é efetivo no tratamento da mania, em pacientes com transtorno bipolar ele trata os episódios agudos de mania, mas também previne os ciclos recorrentes de mania e depressão.
- Terapia eletroconvulsiva ? é um tratamento muito eficaz contra a depressão administrada com anestésico modernos é clinicamente segura e perdura como intervenção mais eficiente no tratamento agudo de casos graves de depressão maior, também é eficaz em ambas as fase, maníaca e depressiva do transtorno bipolar. Diversos estudos na área da neuromodulação, motivados a melhorar os resultados, como estimulação profunda do encéfalo, que envolve a implantação de eletrodos e a estimulação magnética transcraniana.