Desvendando o Universo do TDAH: Entendendo e Superando os Desafios"
TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um transtorno no desenvolvimento do autocontrole.
Consiste em problemas no tempo em que a pessoa consegue sustentar a atenção e no controle dos impulsos e do nível de atividade. Interfere também no comprometimento da vontade ou da aptidão da criança para controlar seu comportamento em relação a passagem do tempos, ou seja, ter em mente metas e consequências futuras.
Importante deixar claro que não se trata de uma falha dos pais em disciplinar ou cria-lo de forma adequada, não há "maldade" inerente ou de falha moral da criança, é um obstáculo real, que gera problemas tanto na escola como em casa.
É uma fase desafiadora, mas normal na infância que será superado na maioria dos casos. No entanto, se esse transtorno não for reconhecido e tratado, a vida da criança pode ser repleta de fracassos e resultados insatisfatórios, sabe-se que 30% a 50% dessas crianças acabam repetindo de ano na escola no mínimo uma vez. Nada menos que 35% não conseguem concluir o ensino médio. A socialização de metade dessas crianças fica severamente comprometida, e para 60% ou mais o comportamento desafiador gera incompreensão e ressentimento nos irmãos, frequentes repreensões e punições, e maior potencial para delinquência e abuso de substâncias mais adiante.
Características do TDAH:
- Se manifesta cedo no desenvolvimento infantil
- Diferencia claramente essas crianças das que não tem o transtorno
- É relativamente difundido ou ocorre em muitas situações diferentes, embora não necessariamente em todas
- Afeta a capacidade da criança de funcionar de modo bem-sucedido para atender as demandas típicas com as quais se defrontam as crianças dessa idade nas várias atividades da vida
- É relativamente persistente ao longo do tempo o do desenvolvimento
- Não é prontamente identificado apenas por causas ambientais ou sociais
- Está relacionado com anormalidades no funcionamento e no desenvolvimento cerebral, o que equivale a dizer que tem a ver com um falha ou déficit no funcionamento natural de uma capacidade mental presente em todos os seres humanos normais
- Está associado a outros fatores biológicos que podem afetar o funcionamento ou o desenvolvimento cerebral (genética, lesões, presença de toxinas etc.).
O TDAH vem sendo estudado por médicos, psicólogos, psiquiatras, neurologista, e outros, observou-se que o TDAH se compõe de três problemas principais que afetam a capacidade de uma pessoa de controlar seu comportamento:
- Dificuldades com a sustentação da atenção e dispersão aumentada,
- Dificuldade em controlar ou inibir impulsos
- Dificuldade na autorregulação do nível de atividade.
Podemos considerar que também desenvolvem problemas adicionais com:
- Menor consciência de si mesmo e com o automonitoramento,
- Dificuldade na memória de trabalho (conseguir lembrar o que há para ser feito);
- Dificuldade em considerar as consequências futuras das ações que se propõem a fazer (planejamento, gestão do tempo, lembrar e seguir regras e instruções);
- Dificuldade para autorregular as emoções e motivação,
- Dificuldade em solucionar problemas para superar obstáculos as suas metas;
- Excessiva variabilidade de reações a situações (particularmente ao realizar tarefas),
Todos esses sintomas são abrangidos pelo termo "funcionamento executivo", que se fere aquela aptidões mentais que as pessoas usam para se autorregularem.
Cientistas continuam debatendo a extensão e a razão de haver esse problema com o funcionamento executivo ? se ele se aplica a todos os casos, e se é devido a problemas com a regulação, com a ativação ou com a estimulação cerebral ou ainda com algum problema mais profundo relacionado ao crescimento (desenvolvimento) do cérebro e a conectividade e funcionamento das células nervosas.
A maior parte dos pesquisadores concordam que a inibição do comportamento, especificamente, e em certos aspectos do funcionamento executivo, num plano mais geral, são os problemas centrais para a maior parte das crianças que apresentam TDAH. Pode-se constatar muitas pesquisas realizadas nas últimas décadas com treinos de neuromodulação cerebral para melhorar a função executiva, de acordo com alguns protocolos as respostas são muito positivas.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é geralmente tratado com uma combinação de terapia comportamental e medicamentos e com ajuda da neurociência podemos melhorar com técnicas de neuromodulação. Aqui estão alguns dos principais tratamentos e sua eficácia:
- Medicação: estimulantes como metilfenidato (Ritalina) e anfetaminas (Adderall), são comumente prescritos para controlar os sintomas de TDAH. Eles ajudam a aumentar a atenção e o foco, porém a eficiência dos medicamento variam de pessoa para pessoa, muitas vezes é significativa a redução dos sintomas.
- Terapia Comportamental: TCC e treinamento de habilidades sociais, podem ajudar as pessoas com TDAH a desenvolverem estratégias para lidar com seus sintomas. Isso pode incluir técnicas para melhorar a organização, gerenciar o tempo e controlar impulsos. Sua eficácia pode variar, mas muitas pessoas acham que ela associada a medicação e ou neuromodulação, seus resultam são maiores.
- Educação e Intervenções na Escola: crianças com TDAH, é importante o contato do profissional com a escola, além de ajudar a escola a compreender melhor o quadro do TDAH, pode-se incluir a implementação de planos de educação individualizados (PRIs), adaptações no ambiente de aprendizado e apoio de professores e conselheiros. Essas intervenções tendem a minimizar os impactos do TDAH no desempenho acadêmico e no comportamento social.
- Apoio Familiar: envolver a família no tratamento do TDAH pode ser crucial. Educar os membros da família sobre o transtorno e desenvolver estratégias de apoio pode ajudar a criar um ambiente mais solidário e compreensivo para a pessoa com TDAH.
Estudos científicos sobre neuromodulação, com tDCS (Estimulação transcraniana por corrente contínua) e neuroffeedback, também são possibilidades de tratamentos potenciais para o TDAH.
Aqui estão algumas informações sobre esses tratamentos e seus resultados:
- tDCS (Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua): é uma técnica de neuromodulação que envolve a aplicação de uma corrente elétrica leve, no couro cabeludo, para modular a atividade cerebral. Estudos sobre tDCS para redução de sintomas do TDAH tem mostrado resultados mistos, alguns estudos sugerem qua a tDCS pode melhorar sintomas de atenção e controle de impulsos em pessoas com TDAH, outros estudos não encontraram benefícios significativos.
- Neurofeedback: é uma técnica que permite as pessoas aprenderem a autorregular a atividade cerebral através de sinais de feedback em tempo real. Em relação ao TDAH, estudos tem mostrado que o neurofeedback pode ser eficaz na melhoria dos sintomas, incluindo atenção, impulsividade e hiperatividade. No entanto, sua eficácia pode variar de acordo com o protocolo utilizado e a resposta individual do paciente.
Embora os métodos de neuromodulação têm sido amplamente pesquisados e seus resultados têm sido promissores para a redução dos sintomas do TDAH, sabemos que as pesquisas continuam para entender melhor sua eficácia e abrangência neurológica, além de determinar protocolos de tratamento para o TDAH mais eficientes, que os atuais.
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento e os sintomas tentem a diminuir com a maturidade, mas não há uma cura para esse transtorno e sim redução ou remissão dos sintomas e é importante a consciente do processo psicoterapêutico para desenvolver habilidades que possam usar caso tenham recaídas.
Por isso recomendamos abordagens terapêuticas combinadas, seus resultado são mais eficientes.or isso recomendamos abordagens terapêuticas combinadas, seus resultado são mais eficientes.